Livros Radiologia
Anatomia Radiológica
A anatomia radiológica é essencial para que o campo da radiologia seja útil na medicina e em outros campos da saúde. Ela se refere ao estudo das estruturas anatômicas do corpo humano por meio das imagens proporcionadas por raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e demais exames de diagnóstico por imagem.
Mamografia
A mamografia é um exame de imagem utilizado para detectar precocemente o câncer de mama. A detecção precoce, vale dizer, aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido e proporciona melhores resultados para as pacientes.
Esse procedimento é recomendado para o rastreamento tanto em mulheres assintomáticas como em mulheres com sinais e sintomas suspeitos. A mamografia digital e a mamografia convencional (ou analógica) são duas técnicas de imagem utilizadas para detectar e diagnosticar doenças da mama. Ambas têm o mesmo objetivo e são realizadas da mesma maneira, com a mama sob compressão.
As diferenças entre esses exames são relativas à tecnologia e ao processamento de imagem.
Medicina Nuclear
A medicina nuclear é a ciência que emprega o uso de radiação para realizar exames e tratamentos. Para isso, essa especialidade usa elementos radiofármacos, que dispõe de quantidades mínimas de radiação. Atualmente, é uma das áreas mais relevantes na medicina, principalmente no diagnóstico.
A medicina nuclear permite que tecidos sejam avaliados, visualizando detalhes e alterações, mesmo quando não existem mudanças no corpo.
Desse modo, a detecção de doenças ainda em estágio inicial com a medicina nuclear tem maiores chances e, consequentemente, elevadas possibilidades de tratamentos adequados que possam contribuir para a cura do paciente.
Proteção Radiológica
A proteção radiológica é um tema de extrema importância quando se trata de projetos hospitalares e ambientes de saúde. Garantir a segurança dos pacientes, profissionais da saúde e do público em geral é fundamental quando se lida com radiações ionizantes. A proteção radiológica desempenha um papel vital em ambientes hospitalares devido aos riscos envolvidos na exposição à radiação ionizante. A exposição não controlada pode causar danos à saúde, como queimaduras, lesões nos tecidos e até mesmo câncer. Além disso, pacientes e profissionais da saúde podem ser expostos a doses desnecessárias de radiação se não forem tomadas as devidas precauções.
Radioterapia
A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.
Radiologia Odontológica
A radiologia odontológica é uma especialidade que tem o objetivo de explorar a arcada dentária com a finalidade de diagnóstico da saúde bucal, sendo auxiliar na identificação de doenças e na elaboração de tratamentos apropriados para cada situação, sendo um procedimento fundamental do exame clínico.
Considerada uma das ferramentas mais eficientes para os dentistas, a radiologia odontológica permite detectar pontos e problemas não visíveis a olho nu, auxiliando no diagnóstico, plano de tratamento, além da orientação e controle da terapêutica.
As áreas de competência dentro desta especialidade incluem a obtenção, interpretação e emissão de laudo de imagens da estrutura maxilar, que podem ser obtidas por meio da radiografia convencional, radiografia digital, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, além de dar total auxílio e maior compreensão do diagnóstico do paciente.
Ressonância Magnética
A Ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem com alta capacidade de diferenciar várias características dos tecidos biológicos.
Sua aplicação se estende a todas as partes do corpo humano, explorando aspectos anatômicos e funcionais. A ressonância magnética é uma ferramenta fortíssima em relação aos demais exames de imagem. Mais complexa, visto que são necessários entendimentos sobre eletromagnetismo, supercondutividade e processamento de sinais para sua aplicação.
Tomografia Computadorizada
A Tomografia computadorizada é um exame não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raios-x com computadores especialmente adaptados. É utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano.
O exame é realizado através da emissão de raios X rotacionada ao redor do corpo do paciente, que são absorvidos por detectores de radiação, que enviam então os dados para um sistema computacional.
Fale conosco!
Contato: olhonaradiologia@gmail.com
Telefone WhatsApp: (11) 99328-5436 (Deixar recado no WhatsApp)